Objetivos

O curso apresenta dois focos principais, o desenvolvimento de atividades do ponto de vista dos alunos e dos idosos das casas de repouso em que ocorrerão as visitas. Para os alunos, o objetivo do curso é desenvolver habilidades como escuta ativa, humanização do cuidado, prática centrada na pessoa idosa explorar potenciais de planejamento e execução de ações voltadas à pessoa idosa, bem como aperfeiçoar capacidades técnicas, como aferição de pressão arterial, medidas antropométricas, peso, glicemia e demais critérios quantitativos.

Por outro lado, do ponto de vista da pessoa idosa, o objetivo do projeto é amenizar as possíveis síndromes geriátricas encontradas na atenção primária (Instabilidade Postural; Imobilidade; Incontinência; Iatrogenia; Incapacidade comunicativa; Insuficiência cerebral; Insuficiência familiar), obter um controle e adesão melhor ao tratamento de possíveis doenças crônicas (como a diabetes, hipertensão e síndromes metabólicas), desenvolvendo atividades que promovam a saúde física e que ao mesmo tempo criem bem estar mental aos idosos, a partir da interação com os alunos dos diversos anos da graduação. Dessa forma, espera-se efeitos positivos na saúde da pessoa idosa de uma forma integral e holística.

Além disso, o projeto objetiva a criação de um canal de comunicação em grupos de redes sociais da Faculdade para arrecadação de doações a serem levadas à casa de repouso a ser visitada no mês determinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ementa